QSintra toma posição sobre o Plano Ecológico Adraga-Praia Grande

04-02-2025

No passado dia 2 de fevereiro, a QSIntra - Em Defesa de um Sítio Único tornou público o seu posicionamento relativamente ao Plano Ecológico Adraga-Praia Grande. No documento, a associação levanta um conjunto de questões e manifesta preocupações em torno da defesa do Património e da promoção de um turismo de natureza sustentável. 

O Plano Ecológico Adraga-Praia Grande inclui cerca de 25 quilómetros de costa abrangidos pelo Parque Natural de Sintra-Cascais e por uma Zona Especial de Conservação. Envolve a Câmara Municipal de Sintra, o Fundo Aga Khan para a Cultura, a CCDR-LVT, o ICNF e a APA. Aprovado em reunião da autarquia a 28 de janeiro, terá como objetivo "a recuperação paisagística e a valorização de uma área costeira de grande interesse ambiental e cultural no concelho", promovendo "práticas sustentáveis que pretendem incentivar a comunidade local e visitantes para a importância da preservação ambiental" (Agência Lusa).

As apreensões expressas pela QSIntra prendem-se com a excessiva artificialização, bem como com a não calendarização das consultas públicas prévias no projeto.

A QSIntra, subscritora da Declaração Final do Fórum do Património 2017, foi constituída como associação de defesa do Património em 2021, após cerca de quatro anos de atividade de um movimento cívico com a mesma designação. 

O Fórum do Património felicita a associação por mais esta iniciativa, esperando que a mesma possa estimular outras ONG de defesa do Património a tomadas de posição semelhantes e mais recorrentes.

Mais informações aqui