Prémios Richard H. Driehaus das Artes da Construção (2024)
No próximo dia 13 de junho, no Museu da América, em Madrid, vai decorrer a cerimónia de entrega dos "Prémios Richard H. Driehaus das Artes da Construção" referentes à edição de 2024. Atribuídos anualmente em Espanha, e instituídos em 2017, contam com o apoio do Ministério da Cultura e do Conselho Superior de Colégios de Arquitetos de Espanha e visam distinguir mestres-artesãos especializados em diferentes ofícios relacionados com a construção tradicional. Os galardões reconhecem a excelência destes profissionais e o seu inestimável contributo para a preservação e restauro do património material espanhol.
Os prémios encontram-se divididos em quatro categorias e traduzem-se na atribuição de 10.000 euros aos vencedores de cada uma, bem como na entrega de uma placa comemorativa. O "Prémio Rodrigo de la Torre" (falecido mestre pedreiro especializado na conservação e restauro de monumentos) corresponde à primeira categoria e abrange trabalhos de alvenaria e cantaria (como arcos e abóbadas, escadas em abóbada e talha em pedra). Na segunda categoria, por sua vez, enquadram-se trabalhos realizados no âmbito da carpintaria (caso de caixilhos e estruturas de madeira, móveis e talha). Por fim, a terceira e a quarta categorias focam-se, respetivamente, em acabamentos (como azulejos, mosaicos, rebocos e estuques) e em trabalhos em vidro e em metal (caso de vitrais, forjaria e ferragens).
Paralelamente à atribuição dos quatro prémios, serão também conhecidos, no evento a decorrer na capital espanhola, o vencedores deste ano da "Bolsa de Estudo Donald Gray das Artes da Construção". A bolsa consiste na disponibilização de apoio monetário a um dos agraciados com os "Prémios Richard H. Driehaus de Artes da Construção", com o objetivo deste fornecer formação (no decurso de um ano) a um futuro profissional da mesma área - também ele abrangido com ajudas económicas, caso alcance os resultados pré-definidos. Esta iniciativa visa para combater a tendência para a extinção de saberes militares, promovendo simultaneamente a partilha intergeracional.
Richard H. Driehaus (1942 - 2021), que dá título ao prémios, foi um filantropo norte-norte-americano que, em Espanha, se dedicou à preservação e promoção do património cultural do país, apoiando um conjunto de artesãos e arquitetos comprometidos com o uso de recursos naturais.
O Fórum do Património reconhece a importância destas iniciativas e gostaria que as mesmas servissem de inspiração para, em Portugal, se promover algo semelhante.