Prémios Richard H. Driehaus das Artes da Construção (2024)

29-05-2024

No próximo dia 13 de junho, no Museu da América, em Madrid, vai decorrer a cerimónia de entrega dos "Prémios Richard H. Driehaus das Artes da Construção" referentes à edição de 2024. Atribuídos anualmente em Espanha, e instituídos em 2017, contam com o apoio do Ministério da Cultura e do Conselho Superior de Colégios de Arquitetos de Espanha e visam distinguir mestres-artesãos especializados em diferentes ofícios relacionados com a construção tradicional. Os galardões reconhecem a excelência destes profissionais e o seu inestimável contributo para a preservação e restauro do património material espanhol.

Os prémios encontram-se divididos em quatro categorias e traduzem-se na atribuição de 10.000 euros aos vencedores de cada uma, bem como na entrega de uma placa comemorativa. O "Prémio Rodrigo de la Torre" (falecido mestre pedreiro especializado na conservação e restauro de monumentos) corresponde à primeira categoria e abrange trabalhos de alvenaria e cantaria (como arcos e abóbadas, escadas em abóbada e talha em pedra). Na segunda categoria, por sua vez, enquadram-se trabalhos realizados no âmbito da carpintaria (caso de caixilhos e estruturas de madeira, móveis e talha). Por fim, a terceira e a quarta categorias focam-se, respetivamente, em acabamentos (como azulejos, mosaicos, rebocos e estuques) e em trabalhos em vidro e em metal (caso de vitrais, forjaria e ferragens).

Paralelamente à atribuição dos quatro prémios, serão também conhecidos, no evento a decorrer na capital espanhola, o vencedores deste ano da ​"Bolsa de Estudo Donald Gray das Artes da Construção". A bolsa consiste na disponibilização de apoio monetário a um dos agraciados com os "Prémios Richard H. Driehaus de Artes da Construção", com o objetivo deste fornecer formação (no decurso de um ano) a um futuro profissional da mesma área - também ele abrangido com ajudas económicas, caso alcance os resultados pré-definidos. Esta iniciativa visa para combater a tendência para a extinção de saberes militares, promovendo simultaneamente a partilha intergeracional.

Richard H. Driehaus (1942 - 2021), que dá título ao prémios, foi um filantropo norte-norte-americano que, em Espanha, se dedicou à preservação e promoção do património cultural do país, apoiando um conjunto de artesãos e arquitetos comprometidos com o uso de recursos naturais.

O Fórum do Património reconhece a importância destas iniciativas e gostaria que as mesmas servissem de inspiração para, em Portugal, se promover algo semelhante.


Francisco Luis Martos, mestre de carpintaria de montagem (edição de 2020).
Francisco Luis Martos, mestre de carpintaria de montagem (edição de 2020).
Anna Santolaria Tura, mestre videira (edição de 2019).
Anna Santolaria Tura, mestre videira (edição de 2019).
Fernando Malo, mestre ceramista (edição de 2022).
Fernando Malo, mestre ceramista (edição de 2022).