Movimento cívico estremocense CIDADE, constitui-se como associação

13-11-2024

O CIDADE - Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz constituiu-se em 2016, inicialmente para contestar a venda em hasta pública de um Monumento Nacional, propriedade do município de Estremoz.  Contudo, esta iniciativa demonstrou que havia necessidade de fazer muito mais pela defesa do património de Estremoz, quer através da sua divulgação, quer através do seu estudo e investigação.

Embora o CIDADE seja uma organização apenas de voluntários, o resultado do trabalho dos seus colaboradores, ao longo destes últimos oito anos o CIDADE tem-se multiplicado em inúmeras atividades: conferências, de que o ciclo "Diálogos com História e Património" é exemplo, edição de cadernos, estudos, elaboração de propostas para uso público de património existente, jornadas, exposições, visitas guiadas, edição de artigos na imprensa local, curso sobre o património, materiais didáticos, etc.

Para concretizar os seus projetos os seus aderentes sentiram a necessidade de dar um salto do ponto de vista organizativo e institucional, constituindo-se em associação.

A defesa do nosso património é um ato de cidadania, que não se pode deixar a terceiros.

O Conselho Coordenador do CIDADE convida a participar todos os que se interessam pelo património estremocense. Mais informações: cidade.estremoz@gmail.com