Fórum Cidadania Lx pede à Câmara de Lisboa mais controlo sobre os cruzeiros turísticos
No final de 2024, Lisboa foi distinguida como Melhor Destino de Cruzeiros da Europa e o seu Terminal recebeu, pela segunda vez, o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa. No mesmo ano, o Porto de Lisboa registou os melhores resultados operacionais de sempre na atividade de cruzeiros de turismo, consolidando a sua posição como um dos principais destinos turísticos no setor. Este desempenho histórico ficou assinalado por seis novos recordes absolutos, desde o número total de passageiros e tripulantes, que ultrapassou um milhão, até ao número de escalas, que foram, em média, mais de uma por dia!
O elevado número e a dimensão destas embarcações, autênticas cidades flutuantes, traduzem-se não só em níveis de poluição excessivos, e comprometem a qualidade de vida dos habitantes do centro histórico de Lisboa, nomeadamente daqueles que residem em Alfama. Por outro lado, as invocadas mais-valias para o pequeno comércio da zona, têm-se demostrado muito aquém das expetativas.
Carlos Moedas é o primeiro a dizer que os cruzeiros são um tipo de "turismo que não interessa" a Lisboa. Faltam, no entanto, medidas concretas para contrariar o crescimento, aparentemente sem limites, da atividade dos cruzeiros na capital. Foi isso que a associação Fórum Cidadania Lx, subscritora da Declaração Final do Fórum do Património de 2017, teve em em vista, ao dirigir há dias um apelo urgente ao autarca de Lisboa. E citou o exemplo de cidades portuárias europeias com centro histórico, como Barcelona, Valencia, Nice, Bordéus e Amesterdão, que têm vindo a estabelecer medidas restritivas, aumentando o controlo da circulação dos navios de cruzeiro turístico.
O Fórum do Património apoia esta iniciativa levada a cabo por uma associação que, sendo subscritora do Fórum do Património desde o início, se tem destacado por uma intervenção regular e eficaz em defesa do património cultural e na promoção da qualidade de vida na cidade de Lisboa.
Outras iniciativas do Fórum Cidadania Lx aqui.



