Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses
Celebra-se a dia 28 de março, o "Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses".
Formalmente criado em 28 de março de 1993, são vários os municípios que, anualmente, se juntam às comemorações. A data fica marcada, um pouco por todo o país, pela disponibilização de entradas gratuitas em diferentes espaços, bem como pela oferta de uma programação diversificada, desenhada para os dinamizar e abranger diferentes tipologias de públicos. Em 2024, Castelo de Vide foi a autarquia com cento histórico designada para centralizar, em termos oficiais, as celebrações da efeméride.
A data foi escolhida pela APMCH - Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e pelo Governo, para homenagear o historiador, escritor e político Alexandre Herculano (1810- 1877), personalidade que se destacou pelo seu empenho na defesa e preservação do património histórico-cultural nacional e que nasceu, precisamente, neste dia.
Fundada em Lamego, em 1988, a APMCH conta com cerca de uma centena de autarquias inscritas. São membros da APMCH os municípios portugueses que possuam zonas históricas, independentemente de serem classificadas como centros históricos e que, por deliberação autárquica, declarem aderir à instituição, sem distinções do tipo de aglomerado (cidade ou vila), nem da localização da zona ou das zonas históricas nesses aglomerados. A sua sede situa-se em Lamego e possui delegações regionais em Almeida e em Lagos.
A APMCH é subscritora da declaração final do Fórum do Património de 2017.