Logo que, no verão de 2021, através da ONG estremocense CIDADE - Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz, tomaram conhecimento das obras em curso na Casa do Alcaide-Mor, na Cidadela de Estremoz, a APCA (Casas Antigas), a APAC (Amigos dos Castelos), juntamente com o CIDADE, solicitaram à DRC Alentejo e à DGPC que fosse ordenada a suspensão...
Notícias
Fórum Arquitetura e Paisagem
A Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas convidam-no a participar na quarta sessão do Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade 2030], que irá decorrer no dia 23 de setembro, sob o tema ´Que paisagens urbanas para responder aos novos...
A reunião, a realizar sábado, 11 de setembro, das 14:30H às 17:30H, terá lugar de forma mista: presencialmente e online. A sessão presencial terá lugar no Convento das Maltezas, em Estremoz, instalações do Centro de Ciência Viva de Estremoz, polo da Universidade de Évora.
Um grupo de cidadãos frequentadores e admiradores da Tapada das Necessidades conjuga esforços na defesa desse património nacional contra um projeto de intervenção que se afigura desajustado e contrário à identidade sociocultural do local.
Duas das ações das ONG do Património estiveram ontem 27/04/2021 em destaque no "Jornal das 8" da TVI: a promovida por três associações, APCA, APRUPP e GECoRPA contra a construção de um edifício dissonante na Praça das Flores e a promovida pela APPA contra a construção do Museu Judaico no Largo de S. Miguel, em Alfama. Ambas as ações...
O par de arquitetos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal foi galardoado com o Prémio Pritzker 2021, "apesar" de valorizarem as pré-existências e preferirem recuperar em vez de demolir.
O novo Museu Judaico de Lisboa é um projeto de Daniel Libeskind, que deu recentemente uma entrevista ao Expresso (Revista, Edição 2528, 09/04/2021, p. E48).
O ICOMOS publicou uma atualização dos seus Princípios de Qualidade para intervenções financiadas pela UE com potencial impacto no Património Cultural Construído. A publicação propõe 40 recomendações principais, bem como um conjunto de critérios de seleção para avaliar a qualidade dos projetos com potencial impacto sobre o património cultural.
A Quinta do Braamcamp, uma antiga propriedade senhorial de inegáveis atributos paisagísticos, culturais e ambientais, foi adquirida em 2016 pela Câmara Municipal do Barreiro com a finalidade de a manter como espaço público. Contrariando tal opção, o actual executivo camarário decidiu promover a venda da propriedade.
Não vai haver museu judaico em Alfama!
Segundo um comunicado da APPA, Associação da População e Património de Alfama, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa já não vão construir o Museu Judaico no Largo de São Miguel, em Alfama.